done Seu endereço foi salvo
close
error_outline E-mail inválido
close
Experimente gratuitamente

Blog Mailify: O Email Marketing fácil de usar

Dicas para melhorar suas newsletters, atualidades sobre o nosso produto e tudo sobre e-mail marketing.

Você (realmente) quer enviar email marketing gratuito?

Você (realmente) quer enviar email marketing gratuito?

Quando e como você pode criar email marketing de forma totalmente gratuita e quando é necessário o uso de um software profissional?

Desde que Ray Tomlinson enviou o primeiro email em 1971, a popularidade do email só aumentou. O número de emails enviados a cada ano aumenta constantemente, assim como o número de endereços de e mails no mundo todo. E isso, sujeito a uma conexão à internet, é grátis.

Se esquecermos a capacidade de entrega, o envio em massa e todas as noções de backup e gerenciamento de dados, enviar um email com um webmail gratuito é bastante tentador. E é verdade que podemos criar e mails facilmente, escolher o assunto, a fonte, cores, adicionar imagens, etc.

Digamos que um webmail ou software de email gratuito seja suficiente… para enviar enviar um convite para um churrasco gigante no próximo sábado para os seus 37 contatos!

Naturalmente, é inútil tentar enviar email marketing para os seus contatos comerciais com o Outlook, Gmail ou Yahoo.

Confira abaixo uma breve recapitulação de como uma ferramenta paga se compara com os provedores de email gratuitos:

01) Envio de email em massa

Os provedores de email gratuitos são ótimos para enviar emails individuais ou à algumas pessoas por vez. Se os destinatários te conhecem, não há nenhum problema.

No entanto, esses provedores não são feitos para enviar grandes volumes de emails. Além disso, a maioria dos webmails gratuitos impõe um limite máximo de envio por mensagem. A solução que muitos usam é criar grupos de contatos e enviar as newsletter várias vezes.

É necessário explicar por que esse método deve ser banido? Talvez sim. O primeiro grande problema é o da capacidade de entrega. Ao fazer isso, o seu endereço IP é considerado um remetente não sério nem profissional – e isso pode ser muito suspeito aos olhos dos filtros de spam. E quantos mais e mails seus acabem como spam, mais suspeito você, como remetente, será.

O uso de uma solução profissional de email marketing permite que você supere esse problema, fornecendo a você servidores de envio e endereços IP profissionais, dedicados especificamente para o envio de emails em massa.

 

02) Enviar em massa, abordando cada contato individualmente

Você gostaria de contatar pessoalmente cada um dos seus contatos, mas não pode enviar e mails personalizados um por um. Com um provedor de email gratuito, você pode enviar para vários destinatários ao mesmo tempo, mas o email será o mesmo para todos – e por tanto, não será personalizado.

Esta abordagem é mais difícil e dá ao destinatário menos vontade de responder, pois a personalização tem o poder de mover as pessoas no email marketing.

A solução: personalize os seus e mails! Com uma solução de email marketing profissional, você pode (e deve!) personalizar o assunto e o conteúdo dos seus emails de acordo com cada destinatário e enviá-los todos ao mesmo tempo.

Por exemplo, você pode optar por adicionar o primeiro nome de cada um dos seus destinatários para saudá-los na introdução do seu email promocional. “Olá [Primeiro nome], esta oferta pode ser muito interessante para você…”. Cada destinatário verá o seu próprio nome no início do email e se sentirá mais próximo a você.

 

03) Gerenciar a sua base de destinatários

Com um webmail gratuito com o Gmail ou Outlook, o gerenciamento de contatos é muito complicado ou impossível. Não há tabelas claras com as informações dos contatos – é impossível automatizar a adição de contatos a uma lista, qualificar os contatos, filtrá-los…. Resumindo, nenhum tipo de segmentação é possível.

Esta é outra razão para optar por um software de email marketing profissional. Todas essas manipulações são viáveis com uma solução real, e a segmentação é provavelmente uma das etapas mais importantes do email marketing.

Com um provedor de email tradicional, você não terá controle sobre a escolha de destinatários para as suas campanhas.

 

04) Gestionar registros às suas listas

Uma lista de contatos está sempre evoluindo, novos contatos são registrados e alguns deles regularmente cancelam a sua inscrição – o que é perfeitamente normal.

Se o gerenciamento de registros puder ser feito com facilidade manualmente, será apenas com um número muito reduzido e contatos. Rapidamente, o volume de contatos se tornará difícil de alimentar um banco de dados quando os contatos estiverem nas centenas ou milhares.

Se você quiser aumentar as suas listas, precisará de um formulário de registro que possa compartilhar e personalizar como achar melhor. Com um software de email grátis, isso não é possível.

Uma ferramenta profissional permite a criação de formulários conectados a listas de contatos em tempo real. Isso significa que quando alguém preenche o seu formulário, essa pessoa é registrada diretamente na sua base de dados.

Além disso, você tem a opção de criar qualquer tipo de formulário e solicitar todas as informações desejadas dos seus contatos. Em outras palavras, você automatiza o registro de novos contatos no seu banco de destinatários e obtém informação com facilidade.

Segue aqui um exemplo de um formulário de inscrição criado com Mailify:

05) Gerenciar cancelamentos de inscrições do seu email marketing

Alimentar  seu banco de dados automaticamente é bom. Mas um aspecto do email marketing que não pode ser negligenciado é o cancelamento das inscrições de contatos – também chamado de desinscrição.

Se você deseja enviar newsletters como uma empresa, a lei exige que você adicione um link de cancelamento de inscrição em absolutamente todos os seus emails. Ao usar um webmail gratuito, você precisa criar esse link sozinho.

Além disso, você terá que excluir manualmente os contatos que querem cancelar a sua inscrição da sua base de dados. E neste caso, é melhor que você não esqueça de nenhum desses cancelamentos, pois as penas de altas multas são parte da lei.

Para mais segurança, escolha a solução de email marketing adequada. Assim, os seus links de cancelamento de inscrição são gerados automaticamente e vinculados às suas listas de contatos para que, assim que alguém clicar nele, esse contato já deixe de receber os seus emails.

 

06) Se beneficie de um nome de domínio personalizado

Gmail.com ; outlook.com ; hotmail.com… são otimizados para o envio de emails de forma privada. Se você enviar um email com esse domínio para uma ou poucas pessoas, não se preocupe.

Por outro lado, se você estiver enviando para um grande grupo de pessoas, precisará do seu próprio nome de domínio para ser considerado relevante e profissional. É por isso que a grande maioria das pessoas tem o seu próprio nome de domínio, que eles usam para enviar as suas campanhas de email.

Portanto, você precisa se certificar de que pode integrar o seu domínio personalizado à sua ferramenta de roteamento de email. Isso permite que você:

  • Garanta a sua entregabilidade
  • Crie confiança entre você e os seus destinatários
  • Preserve a sua reputação como remetente ao longo prazo
  • Maximize o desempenho das suas campanhas

 

07) Pré-visualização das suas campanhas de email marketing

Enviar um teste para verificar o seu email é fácil e gratuito.  Seja qual seja a sua ferramenta, você terá essa possibilidade.

Por outro lado, se você quiser verificar a aparência da sua mensagem em todas as caixas de entradas possíveis, precisará de uma ferramenta especializada.

Soluções de email profissionais geralmente sugerem que você visualize o seu email em diferentes emails, para ter certeza de que ele será exibido corretamente para os seus destinatários.

Este é um passo que não pode ser ignorado, pois evita surpresas e otimiza a legibilidade da sua mensagem e, portanto, o seu desempenho em termos de cliques.

 

08) Design de newsletters de sucesso

Todos nós recebemos mais e mails do que podemos/queremos ler. E com isso em mente, lembre-se sempre que você tem que se destacar entre a competição – e o design é um ótimo aspecto de diferenciação.

Então, para se destacar e ser notado pelos seus contatos, o design será um elemento-chave. Um editor de email clássico e gratuito como o Outlook não faz muito, exceto alterar as cores das fontes e adicionar imagens.

Uma solução de email marketing permite que você crie um design de email profissional e agradável, adicionando, por exemplo, uma cor de fundo, estruturando o conteúdo como quiser, modificando as imagens, etc.

E mesmo que você não se sinta criativo ou simplesmente não tenha tempo para desenhar e compor uma campanha – a maioria das soluções profissionais de email marketing oferece modelos prontos, que você só precisa personalizar.

 

09) Criar um email de design responsivo

Tudo deve estar perfeito antes de você enviar o email. Porém, mesmo que o seu email seja exibido corretamente no seu computador, isso não significa que isso se estende a smartphones ou tablets.

Ao usar um programa de email grátis, é impossível criar um email que possa se adaptar a qualquer dispositivo de leitura. Você precisará de um software profissional que possa criar um design de email responsivo.

No envio de email marketing, ter um design responsivo designar o ajuste automático de um email de acordo com a tela na qual ele aparece. Por causa disso, quando se diz que um email é responsivo, a sua estrutura não é exatamente a mesma em um celular que em um computador de mesa. A ordem e o posicionamento do conteúdo se adaptarão por conta própria.

Hoje, mais de 50% dos e mails são lidos em dispositivos móveis em todo o mundo. Com um número tão grande, não é difícil entender a importância de usar o software de email marketing profissional para criar e enviar as suas campanhas.

 

10) Obter relatórios estatísticos detalhados

Voltemos ao exemplo de um lindo churrasco de 37 pessoas. Na verdade, nessa situação, não há necessidade de resultados estatísticos detalhados.

Mas digamos que você envie uma campanha promocional para 4000 pessoas. Neste caso, ter feedback estatístico na ponta dos dedos para saber o quão eficaz foi a sua campanha é muito útil.

E sim, as ferramentas profissionais de email marketing disponibilizam estatísticas que iluminam os resultados de cada campanha.

Confira as estatísticas mais importantes para ficar de olho:

  • Taxa de abertura dos seus e mails
  • Taxa de cliques nos seus links
  • Tempo de leitura (exclusivo da Mailify)
  • Geolocalização
  • Suportes utilizados
  • Etc…

 

Em resumo, o uso de uma solução de email marketing profissional permite uma economia real de tempo e imagem, capacidade de entrega otimizada, maiores possibilidades de segmentação e, acima de tudo, o maior desempenho do seu marketing direto.

Caso você queira saber mais sobre a importância do design no email marketing, confira o nosso artigo que falar sobre como escolher templates certas para as suas campanhas.

Agora, é bastante claro que usando um webmail gratuito ou caixa de correio tradicional não é o suficiente para o email marketing. E você? Já está pronto para ter campanhas de trazem resultados de verdade?

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Experimente gratuitamente
clear

Desativar todos os cookies

Audiência

Os serviços de medição de audiência podem gerar estatísticas de visitantes úteis para melhorar o site.

Suivi comportemental

Removido

Autorizado

Afiliação

Removido

Autorizado