clear

Désactiver tous les cookies

Audience

Les services de mesure d'audience permettent de générer des statistiques de fréquentation utiles à l'amélioration du site.

Liens de tracking

Supprimé

Autorisé

Afiliação

Supprimé

Autorisé

done Seu endereço foi salvo
close
error_outline E-mail inválido
close
Experimente gratuitamente
Como divulgar o seu blog: conheças as 7 melhores formas

Como divulgar o seu blog: conheças as 7 melhores formas

Você teve um longo trabalho para criar um blog para o seu negócio. Foi preciso tempo e esforço dos times de produto, design e conteúdo. E, depois de tanto planejamento, tudo ficou perfeito!

Ou quase.

A verdade é que criar um blog é apenas o pontapé inicial de uma estratégia de marketing de conteúdo. De nada adianta que ele seja incrível se não estiver alinhado com um plano consistente de divulgação.

Por isso, neste post traremos para você uma lista completa para você aprender como divulgar o seu blog para gerar tráfego, leads e, claro, receita!

Vamos lá?

1. Redes sociais

As redes sociais são poderosos canais de divulgação. Eu aposto que quase todas as pessoas que você conhece usa pelo menos alguma delas.

Por isso, estar presente nelas é fundamental! Mas não invista seus esforços sem necessidade em todas as redes sociais: descubra quais delas são mais importantes para sua persona e faça posts incríveis que irão trazer real engajamento e tráfego para o seu blog!

Quer descobrir como gerar esses resultados? Saiba como fazer:

Depois de entender a relevância de cada rede social para seu negócio e seu público, é necessário planejar um calendário editorial de publicações. Ao contrário do que muitos pensam, não basta sair postando. Tudo em marketing exige planejamento.

O ideal é fazer testes e ver como é o engajamento do público. Para alguns negócios, pode ser uma boa ideia postar 3 vezes por dia no Instagram. Para outros, 3 vezes na semana já é suficiente.

Por isso, faça testes e observe o resultado de engajamento do seu público. Importante: engajamento não são curtidas! Fuja das métricas de vaidade e concentre-se no tráfego gerado para o seu blog! Afinal, esse é o objetivo da divulgação, não é mesmo?

2. Email marketing

Você sabia que 92% dos adultos online utilizam email?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o email não está morto! Muito pelo contrário: investir em email marketing trará resultados incríveis não só para seu tráfego, mas também para a geração de leads, conversões, remarketing e várias outras estratégias.

Mas vamos falar no tráfego no momento, afinal, esse é o nosso foco! Como fazer para que esses emails sejam abertos e, depois, os links deles sejam clicados?

Primeiro: lembre-se que email não é spam! Nada de enviar vários emails para seus assinantes. Tenha em mente que se eles te deram uma informação tão valiosa quanto o email deles, eles querem receber algo igualmente valioso em suas caixas de entrada!

Para isso, é importante:

  • segmentar sua base de contatos: assim, você garante que está enviando o conteúdo mais adequado para cada pessoa;
  • criar fluxos de nutrição: com eles, você vai garantir que os emails enviados para cada pessoa siga um fluxo de acordo com os interesses demonstrados;
  • investir em uma ferramenta de automação: com ela, será fácil segmentar a base, criar os fluxos de nutrição e entender os resultados.

Feito isso, envie conteúdos interessantes, como newsletter, conteúdos educacionais, ofertas e coisas que se relacionem com sua persona.

Além disso, seja criativo! Explore possibilidades e temas, faça assuntos de email divertidos e crie conteúdos encantadores.

3. Co-marketing

Essa estratégia consiste em fazer parceria com alguma outra empresa (ou algumas) na hora de lançar um material.

Como assim?

Bom, toda a ideia do co-marketing é encontrar parceiros com um público similar ao seu e lançar um material rico (como um e-book ou uma ferramenta) em parceria. Assim, a base gerada será compartilhada por ambas as empresas.

O grande lance do co-marketing é que ele aumenta consideravelmente o alcance do seu material, da sua marca e do seu blog! Isso porque você atingirá uma nova base diferente da que já gera tráfego para seu blog.

Para aprender tudo sobre esse assunto, leia este post completo sobre co-marketing. Você vai entender como escolher seus parceiros, que tipo de material produzir e quais oportunidades isso vai gerar para o seu negócio!

4. Guest post

O guest post funciona em uma lógica similar do co-marketing, mas se aplica a posts nos blogs.

Nesse caso também é fundamental escolher parceiros cujos públicos tenham interesse pelo seu produto e que possam engajar da mesma forma que sua base já existente. De nada adianta você vender pizza e querer fazer guest post com o blog de uma academia, não é mesmo?

Por isso, selecione cuidadosamente seus parceiros e observe se o trabalho deles está alinhado com os valores do seu negócio. Fazer guest post com blogs ruins ou com valores distintos do seu pode gerar resultados desastrosos.

Escolhido o parceiro, é hora de trocar conteúdo entre os blogs.

É interessante que os guests atendam o padrão de publicação do blog, então faça questão de deixar isso bem claro para o parceiro antes de qualquer coisa. Explique os pré-requisitos do seu blog, como tamanho do conteúdo e linguagem, e cheguem à um consenso sobre o tema a ser trabalhado.

Guest posts, além de atraírem novos visitantes para o seu blog, têm o grande potencial de criar um link building forte para o seu domínio, o que resulta em maior autoridade e melhores posições no Google!

5. Influenciadores digitais

Você conhece algum influenciador digital?

Eles são pessoas relevantes em ambientes digitais e que agregam um número grande de seguidores. Por meio de suas postagens em redes sociais, eles conseguem atrair e influenciar um número significativo de usuários.

Por isso, é interessante negociar com influenciadores digitais para que eles divulguem a sua empresa, seus serviços e/ou produtos e o seu blog!

Mas atenção: o segredo aqui não é escolher o influenciador com o maior número de seguidores, e sim aquele que possui seguidores que se interessem por temas relacionados ao seu serviço/produto!

São esses seguidores que irão engajar com as publicações da sua empresa e trarão tráfego para seu blog.

Se você tem uma loja de maquiagens, por exemplo, pode negociar com uma blogueira de beleza ou com uma maquiadora profissional com muitos seguidores. Mas se você vende tem uma loja de produtos saudáveis, faz muito mais sentido conversar com celebridades fitness, certo?

6. Mídia paga

Mídia paga não é algo ruim. Quando usada de forma estratégica, ela trará resultados incríveis para o tráfego do seu blog!

Você pode investir em anúncios no buscadores e nas redes sociais.

As principais opções de mídia paga, atualmente, são o Google AdWords e o Facebook Ads.

Para qualquer uma delas, existem alguns cuidados especiais e estratégias que otimizam os resultados.

  • No Google AdWords, escolha as palavras mais relevantes para sua persona e com maiores chances de trazer benefícios para a sua empresa (como engajamento e chances de conversão).
  • No Facebook Ads, impulsione publicações específicas. Não adianta impulsionar tudo. Escolha posts com maior potencial de engajamento e viralização, ou aqueles que fazem parte de campanhas de grande interesse para sua empresa (como um evento ou o lançamento de um novo produto).

7. Sites relevantes

Fazer parceria com outros sites, trocar guest posts e investir em estratégias de co-marketing é muito importante. Todas elas têm um elemento em comum: são estratégias que fortalecem um domínio através de link building.

Deu pra perceber a importância de conquistar links de outros domínios, certo?

Bom, uma outra opção tão interessante quanto todas essas — ou até mais — é conquistar links de vindos de sites relevantes, como portais de notícia e sites .edu.

Esses sites são bem vistos e reconhecidos pelo Google como sites importantes e fortes. Eles têm, naturalmente, um domínio forte. Assim, conseguir links desses domínios é praticamente um atestado que o seu conteúdo tem qualidade, é confiável e relevante.

Como conseguir links desses sites? Não existe um segredo, mas posso te dar duas dicas!

  • Faça infográficos: o infográfico é um formato de conteúdo muito interessante por apresentar a informação de maneira diferente e visual. Tente fazer infográficos sobre temas de interesse abrangente ou que apresentem algum conteúdo de forma educativa pode resultar em várias republicações, que virão acompanhadas de link para o seu blog.
  • Produza um conteúdo completo sobre um assunto que você é referência: isso vai garantir que, quando um site for falar falar sobre algum tema relacionado à esse tema, ele use seu conteúdo de referência. Para isso, garanta que seu conteúdo seja bem escrito e esteja sempre atualizado!

Bônus: use o Quora

O Quora é um dos principais sites de perguntas do mundo, mas existem outros.

Muita gente não sabe, mas esse tipo de site pode ser uma forma muito interessante de divulgar o seu blog!

Pense só: existem várias pessoas fazendo várias perguntas. E você — junto com seu blog — pode ser exatamente o que eles estão procurando!

A dica é: procure perguntas do segmento da sua empresa. Achou uma que você sabe responder e que tem tudo a ver com o conteúdo do seu blog? Deixe uma resposta e, de quebra, divulgue um de seus posts!

Divulgar o seu blog é essencial para colher os frutos da sua estratégia de marketing. Existem inúmeras técnicas e o segredo é sempre apostar na criatividade!

Você não precisa usar todas as técnicas dessa lista. Escolha aquelas que mais se adequam a realidade do seu blog, da sua persona e do seu orçamento. Fazendo isso, eu garanto que você vai atingirá mais pessoas, o que vai refletir no seu tráfego, na sua geração de leads e, por fim, nas suas vendas!

Aliás, nada adianta gerar toda essas oportunidades se você não souber aproveitá-las para preparar seu cliente para o momento da venda.

Quer saber como fazer isso? Leia este post que vai ensinar o passo a passo de como prospectar clientes!

*Esse conteúdo foi produzido pela equipe da Rock Content.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Experimente gratuitamente