clear

Désactiver tous les cookies

Audience

Les services de mesure d'audience permettent de générer des statistiques de fréquentation utiles à l'amélioration du site.

Liens de tracking

Supprimé

Autorisé

Afiliação

Supprimé

Autorisé

done Seu endereço foi salvo
close
error_outline E-mail inválido
close
Experimente gratuitamente
Email marketing: 101 conselhos para uma campanha de sucesso!

Email marketing: 101 conselhos para uma campanha de sucesso!

Como fazer sucesso com qualquer campanha de e-mail marketing, em todos os sentidos? Como garantir que seus próximos disparos serão infalíveis? Que nenhum detalhe será deixado ao acaso?

Certamente você pensou: “Ah, se apenas houvesse uma lista completa de todas as boas práticas de email marketing, eu estaria certo de não esquecer nada!”.

Bem, a equipe do Mailify fez isso por você. E se você nunca realmente se dobrou sobre ela, é uma oportunidade para descobrir todos os detalhes de uma campanha e entender por que este software de criação de e-mail marketing é provavelmente a mais completa e maleável de todas.

Reunimos 101 boas práticas que são únicas e verdadeiramente eficazes, classificadas de acordo com 5 categorias principais: base de dados, design de email, conteúdo, assunto e cabeçalho, e técnicas e estratégias.

 

BASE DE DADOS DE EMAIL MARKETING

Aqui você encontrará nossas 18 dicas para construir, alimentar, otimizar e explorar seus bancos de dados de destinatários.

 

  1. Obtenha seus contatos por opt-in ou opt-in duplo

 

Esta é a primeira condição para obter uma base de destinatários qualificada e confiável. A rentabilidade de seus emails terá que passar por isso!

 

  1. Otimize o formulário de registro em seu site e alimente o seu email marketing

 

Crie um formulário de registro não muito longo, apenas solicitando as informações de que você precisa. Coloque-o visivelmente em suas páginas.

 

  1. Ofereça recompensas

 

Incentive seus visitantes a se inscreverem à sua lista comum presente (e-book, código promocional, etc.). Isso aumentará seus registros ao seu email marketing!

 

  1. Crie um concurso para coletar contatos

 

Lançar um concurso com um belo presente é uma ótima maneira de obter visibilidade e endereços de email opt-in!

 

  1. Coletar endereços ao vivo em eventos

 

Os contatos mais qualitativos são aqueles que você conhece fisicamente! Conheça seus futuros clientes em feiras ou eventos e obtenha emails.

 

  1. Adicione sua newsletter a partir das redes sociais

 

Redes sociais e email marketing não são inimigos! Adicione botões e links em suas páginas sociais para incentivar seus fãs a receber seus e-mails.

 

  1. Adicione a menção “inscreva-se em nossa newsletter” em sua assinatura de email

 

Aproveite o intercâmbio de emails com pessoas fora de sua empresa para propor a inscrição em sua newsletter.

 

  1. Aproveite seus contatos do LinkedIn B2B

 

As redes profissionais como o LinkedIn são uma ótima maneira de desenvolver sua lista de discussão no B2B. Exporte seus contatos e ofereça seus serviços.

 

  1. Não compre listas de email

 

Desde a nossa primeira dica sobre contatos opt-in, aconselhamos contra a compra de listas de email. Preste atenção aos preços atraentes que escondem bases de má qualidade! Isso é um erro clássico em email marketing. 

 

  1. Em B2C, envie somente em bases opt-in

 

Se for possível prospectar em listas de endereços de fornecedores, certifique-se de que eles possuem o prévio acordo dos contatos por opt-in..

 

  1. Segmentar e classificar contatos

 

A segmentação é a ponta de lança de qualquer campanha bem-sucedida. O objetivo é classificar seus contatos de antemão de acordo com critérios objetivos (nome, idade, etc.) e subjetivos (interesses, preferências, etc.).

 

  1. Segmentar cada campanha

 

Quanto mais preciso você for, mais eficiente e rentável será seu envio. Cada disparo deve ter um objetivo e um alvo específicos para ser eficaz.

 

  1. Excluir os bounces de sua base de dados

 

Considere limpar seu banco de dados e remover endereços desconhecidos usando um scanner de email como o disponível no Mailify. Mantenha, assim a sua base de dados limpa para as próximas campanhas de email marketing.

 

  1. Corrigir nomes de domínio

 

Analisadores de email como o do Mailify também podem corrigir nomes de domínio com erro de digitação. Por exemplo, um endereço registrado em @gmial será corrigido para @gmail.

 

  1. Reativar clientes inativos e antigos

 

Prepare campanhas regulares para reativar contatos que já não leem seus emails ou não compram mais de você.

 

  1. Remova os inativos se eles não responderem

 

Se mesmo depois de uma tentativa de reativação, o seus contatos inativos não derem qualquer sinal de vida, apague os endereços. Isso limpará seu banco de dados de email marketing.

 

  1. Nunca se esqueça de remover os cancelamentos

 

É a lei. Se alguém está cancelando a sua newsletter, remova-a sem hesitar e nunca mais envie emails.

 

Com o Mailify, o cancelamento de inscrição é automaticamente eliminado da sua base de destinatários, não há necessidade de se preocupar com isso!

 

  1. Use blacklists diferentes dependendo do tipo de campanha

 

Não ponha todos os seus cancelamentos na mesma blacklist. Defina listas específicas para que você não cancele a inscrição de um contato que simplesmente quiser deixar de receber seus emails promocionais.

 

EMAIL DESIGN EM EMAIL MARKETING

Nós encontramos para você 20 dicas relevantes sobre a estrutura e o design geral do seu email. Aqui estão elas :

 

  1. Coloque as informações principais visivelmente

 

Seus destinatários devem ter diante de seus olhos o assunto principal de seu email e um botão de ação (CTA) sem ter que rolar seu email.

 

  1. Não demore muito

 

Um email sem fim é um email que não será lido. Se você tem muito a dizer, guarde conteúdo para o seu próximo envio ou ponha a maioria da informação no seu website! Seja breve no nas suas campanhas de email marketing.

 

  1. Não sobrecarregue seu e-mail

 

Um email pouco arejado, com muito texto e informações corre o risco de perder a atenção do seu destinatário. Seja conciso!

 

  1. Equilibrando blocos de conteúdo

 

Um email é composto de blocos (imagens e textos). Tente equilibrar a densidade de conteúdo em seus blocos, para evitar uma aparência desestruturada em geral.

 

  1. Jogo de simetria

 

Além de equilibrar seu conteúdo, tente harmonizar tudo apostando na simetria esquerda/direita para tornar seu email mais agradável.

 

  1. Foco na simplicidade do seu email marketing

 

Não brinque de artista se você não é! Existem apenas vantagens para manter um design geral simples que facilita a leitura de seu email.

 

  1. Trabalhe com a estrutura para a versão móvel (responsiva)

 

Quando você cria seu email, tenha sempre em mente que ele provavelmente será lido no celular por uma grande parte de seu público. Pense na sua estrutura em conformidade!

 

  1. Coloque o seu design de volta aos padrões atuais

 

A moda está evoluindo, mesmo no webdesign! Lembre-se de atualizar seus designs todos os anos para não ser considerado ultrapassado.

 

  1. Adaptação do design à sua indústria e à meta

 

Seus contatos são aficionados em webdesign? Sua indústria não é afetada por um design original? Adapte de acordo com as expectativas do seu mercado!

 

  1. Use o mesmo design do seu site

 

Consistência é fundamental no email marketing. Certifique-se de que o seu email segue as mesmas características gráficas do seu website para que o seu público fique tranquilizado sobre a sua identidade.

 

  1. Seja reconhecível

 

O olhar geral de seu email e especialmente o topo deve permitir aos seus contatos reconhecê-lo imediatamente. Logomarca, cores, imagem… Imponha sua identidade!

 

  1. Não justifique seu texto

 

No email, privilegie o alinhamento de textos à esquerda ou à direita, mas nunca justificado. Isso pode causar problemas com o layout da página de um cliente de email para outro e especialmente no celular.

 

  1. Nunca envie um email de “uma única imagem”

 

Este é um erro generalizado. Muitos criam suas newsletters em um software de imagem e o enviam sem pensar. É essencial enviar emails em HTML/CSS contendo texto real, sob pena de cair em caixas de spam e não ser lido!

 

  1. Evite fontes amadoras

 

Tire proveito de fontes clássicas como Arial ou Verdana, e proíba Comic Sans MS ou Times New Roman, que vai fazer você parecer um aluno para sempre!

 

  1. Evite cores claras de fonte em fundos escuros

 

Em uma tela, fontes de luz sobre fundo escuro tendem a atacar os olhos e não são agradáveis ​​de ler. Prefira as fontes escuras em um fundo claro!

 

  1. Dê contrastes aos botões de ação

 

Para que seus botões sejam realçados, use cores brilhantes que contrastem com o resto do email. Estes são os elementos mais importantes do seu email, trabalhe-os bem!

 

  1. Use imagens e fotos de alta qualidade

 

Existem muitos sites de fotos de alta definição e livres de royalties. Portanto, não há desculpas para usar imagens amadoras!

 

  1. Adicione links às imagens

 

Por reflexo, seus destinatários tentarão clicar em suas imagens. Pense em atribuir-lhes um link para o seu site para otimizar a conversão.

 

  1. Explore GIFs animados

 

GIFs permitem transmitir mensagens, adicionar humor, dinamismo ou até mesmo apresentar produtos. Em geral, os GIF atraem o olhar do leitor.

 

  1. Incorpore leitores de vídeo “falsos”

 

Integrar um vídeo em um email é complicado. Mas você pode simplesmente adicionar uma imagem de seu vídeo, adicionar um botão “play” e atribuir um link de redirecionamento para o seu vídeo. Você vai multiplicar seus cliques no seu email marketing!

 

CONTEÚDO E DISCURSO NO SEU EMAIL MARKETING

Estes 21 truques irão ajudá-lo a trabalhar as suas palavras, o seu discurso e as suas mensagens, e irá guiá-lo na criação de seu conteúdo por email:

 

  1. Saltando na notícia para encontrar um tópico

 

As notícias do mundo em geral são uma excelente fonte de inspiração para seus tópicos. Cabe a você encontrá-las.

 

  1. Os destaques do ano

 

Celebrações, feriados, volta às aulas… Fale com seus contatos sobre o que os preocupa de um ponto de vista pessoal para melhor tocá-los e interessá-los.

 

  1. Prepare um calendário de campanhas ao longo do ano

 

No marketing por email, é importante preparar com antecedência os assuntos a serem abordados, as promoções, as operações comerciais… Não deixe para o último momento!

 

  1. Leitores interessados, prioridade

 

Uma newsletter destina-se a informar em primeiro lugar. Claro, é uma maneira de anunciar o seu negócio, mas tenha em mente este objetivo: 80% de conteúdo interessante, 20% de auto-promoção. Lembre-se que o seu email marketing deve oferecer valro aos seus destinatários!

 

  1. Faça listas

 

Um pouco… como esse artigo na verdade! Use artigos semelhantes para aumentar significativamente sua taxa de abertura.

 

  1. Fale sobre si mesmo, não produtos

 

Não há necessidade de misturar seus destinatários com seus produtos, suas últimas ofertas ou suas novidades. Diga-lhes sobre si mesmo, seus valores, sua ética. Eles estão interessados!

 

  1. Adapte seu discurso ao perfil do contato

 

Dependendo do seu alvo, defina uma abordagem pessoal, uso do primeiro ou último nome…

 

  1. Seja educado nas respostas

 

Se você receber respostas insultuosas de seus emails, não responda violentamente mesmo se você se sentir agredido. Mantenha a calma para não agravar a situação.

 

  1. Humanizando seu conteúdo

 

Fale como uma pessoa real. A relação de email pode tender a desumanizar o contato. Apresente-se e permanecer natural.

 

  1. Não assine como “Nossa equipe”

 

Assinaturas genéricas também tendem a desumanizar o seu discurso. Em vez disso, assine o nome do remetente.

 

  1. Na prospecção B2B, privilegie emails textuais

 

Emails trabalhados graficamente com grandes banners promocionais não funcionam no B2B. Tome uma abordagem mais pessoal, escrevendo um email como você faria a partir de seu email comercial.

  1. Estabeleça um sentido de urgência

 

Na prospecção por email, não hesite em destacar o fim da validade da sua oferta, seja por um visual atraente, no corpo, texto em negrito… Chame atenção ao que realmente importa no seu email marketing.

 

  1. Seja explícito e anuncie a promessa no início

 

Não enrole. Se você está tentando vender, nada serve como uma tentativa de aprisionar o leitor. Indique sua oferta imediatamente.

 

  1. Forneça informações de contato completas (B2B)

 

Não se esqueça que na prospecção, o objetivo é criar um contato. Especifique seus detalhes de telefone e email e deixe o destinatário escolher o modo de resposta.

 

  1. Personalize a assinatura de acordo com o responsável comercial (B2B)

 

Se você enviar um email para seus clientes, considere a personalização de sua assinatura de acordo com o vendedor atribuído a eles, para que eles não sintam que estão mudando.

 

  1. Personalize o conteúdo ao máximo

 

Personalizar um email é a melhor solução para converter. Personalize o seu discurso de acordo com o seu interlocutor: nome, primeiro nome, estado civil, cidade, preferências … Mostre aos seus destinatários que você realmente os conhece.

 

  1. Respeite o equilíbrio ideal entre texto e imagens

 

A proporção perfeita de texto para imagem de um email é da ordem de 60% de texto para 40% de imagens. Este equilíbrio é importante para não acabar em caixas de SPAM.

 

  1. Use verbos de ação em seus botões

 

Como o nome sugere, os botões de “ação” (CTA) devem alertar o leitor a executar algo. Use verbos de incentivo no infinitivo, no presente, ou no imperativo.

 

  1. Coloque um 2º botão de ação no final do email

 

Em seus emails marketing gráficos, considere duplicar seu botão de ação e colocá-lo no final do seu post como um lembrete.

 

  1. Especifique o motivo pelo qual o destinatário recebe o email

 

No rodapé da sua newsletter ou email marketing, indique em uma sentença porque o receptor recebe seu email (porque se registrou na sua lista de endereços por exemplo).

 

  1. Leia e releia novamente

 

Tente a todo o custo evitar erros ortográficos ou gramaticais. Para fazer isso, peça a pessoas em torno de você para ler seu email.

 

ASSUNTO E CABEÇALHO NO EMAIL MARKETING

O assunto sendo o ponto de entrada de seu email, é importante trabalhá-lo bem. O cabeçalho do email também é vital para tranquilizar o leitor desde o início e convencê-lo a ler o resto. Aqui estão 21 dicas para ajudá-lo:

 

  1. Leve o tempo necessário para encontrar o assunto certo

 

Não escreva seu assunto no último momento sem realmente pensar nisso. Tome seu tempo, escreva diversas idéias em um papel e escolha a que fará o destinatário querer abrir.

 

  1. Limite o assunto a cerca de 50 caracteres

 

Um assunto muito longo pode não ser exibido na caixa de entrada do destinatário. Esforce-se para que ele seja curto, simples e explícito.

 

  1. Escolha um assunto original que saia do comum

 

É o exercício mais complicado. Emails, seus contatos recebem todos os dias. Cabe a você ser original e convencê-los a abrir o seu, e não os dos outros.

 

  1. Coloque as palavras importantes do assunto primeiro

 

É importante colocar as palavras-chave do seu assunto no início, porque no celular, apenas os primeiros caracteres serão exibidos para a maioria dos destinatários.

 

  1. Personalize o assunto

 

Personalizar o assunto é provavelmente a prática mais eficaz. Um assunto personalizado com o nome do destinatário aumentará suas aberturas em dez vezes.

 

  1. Usando emoticons no assunto

 

Emojis e emoticons são boas maneiras de se destacar na caixa de entrada. Eles chamam a atenção e podem facilmente combinar com o tema do email!

 

  1. Interrompa o destinatário com uma pergunta

 

Fazer uma pergunta é falar diretamente com o leitor. Você pode, desta forma, manter a atenção de seu destinatário e fazê-lo querer abrir.

 

  1. Use a palavra “vídeo” no assunto

 

Colocar o termo “vídeo” em um assunto aumenta os cliques de 7% a 19%. Pense nisso quando você transmitir seu próximo vídeo!

 

  1. Não escreva em letras maiúsculas

 

Se o seu email está inteiramente em letras maiúsculas, é o perfil ideal para… o SPAM!. Este tipo de abuso alerta os filtros de spam dos clientes de email.

 

  1. Limite o número de caracteres especiais/pontuação

 

Como as letras maiúsculas, a pontuação abusiva pode enviar seu email diretamente para o lixo eletrônico.

 

  1. Não faça exageros

 

Não há necessidade de sobrecarregar seu assunto com emoções e superlativos para tentar a todo custo ser visível na caixa de entrada. Nenhum abuso!

 

  1. Não tente “enganar” seus destinatários

 

Por exemplo, iniciando o assunto com “RE:” ou “Atendendo o seu pedido” no primeiro email, é fácil entender a tentativa de aprisionar o leitor. Sua imagem pode ser afetada!

 

  1. Evitando assuntos difusos

 

Tentando ser misterioso e intrigante? Por que não?! Mas se o destinatário não sabe o que esperar, ele não será aberto. Use um mínimo de clareza no seu email marketing!

 

  1. Pense em remover a palavra “Teste” de seu assunto

 

Quando você testar sua campanha antes de enviá-la a todos, às vezes você coloca a palavra “Teste” no início do assunto. Não se esqueça de removê-la!

 

  1. Não troque o nome pelo assunto da campanha

 

Muitas vezes acontece de receber emails com o assunto “Campanha de marketing de XX / YY / ZZ”. Não cometa esse erro no seu email marketing!

 

  1. Respeite sempre a promessa do assunto

 

Seu assunto é o elemento que motiva seus contatos a abrir seu email. Não decepcione-os com conteúdo que, em última análise não tem nada a ver com isso.

 

  1. Complete o assunto com o cabeçalho

 

O pré-cabeçalho é como um segundo assunto. Sistematicamente visível no celular, não se esqueça de explorá-lo para otimizar suas aberturas.

 

  1. Não se esqueça da versão online

 

Se você esquecer, alguns destinatários não poderão ver seu email corretamente e você perderá audiência.

 

  1. Mostre o logotipo da sua empresa

 

A logomarca ou nome da sua empresa deve aparecer no topo de seus emails, para tranquilizar os destinatários do lado oficial da sua mensagem. Lembre-se que o seu email marketing te representa!

 

  1. Adicione um botão de contato no cabeçalho

 

Por reflexo, é nessa zona que seus leitores vão procurar um botão para contatá-lo. Afinal, enviar emails é um intercâmbio!

 

  1. Lembre do tipo de email no cabeçalho do seu email marketing

 

Para que seus destinatários saibam o que estão começando a ler, recorde o tipo de email que você emite. Por exemplo: “Newsletter #23” (só não o faça no assunto da mensagem!).

 

TÉCNICAS E ESTRATÉGIAS DO MUNDO DE EMAIL MARKETING

Para fechar essa lista, estão aqui nossos 20 truques de email marketing ​​dedicados a melhorar sua estratégia e técnicas para fazer melhor uso do poder da ferramenta:

 

  1. Defina uma frequência de envio fácil

 

Para ter seus destinatários acostumados a receber sua newsletter, encontre uma freqüência com a qual você vai se sentir à vontade e que você será capaz de respeitar.

 

  1. Não envie pouco ou muitos emails

 

Se você sobrecarregar seus contatos, eles irão considerá-lo como um spammer. Por outro lado, eles vão esquecê-lo se você for muito ausente. Encontre o equilíbrio certo para as suas campanhas de email marketing!

 

  1. Evitando spam excedente

 

As “palavras de spam” (ou spamwords) são termos que alertam filtros de spam. Quanto mais seu email as possuir, mais provável você cair em lixo eletrônico.

 

  1. Adicione botões de compartilhamento e redes sociais

 

É importante vincular suas estratégias de email marketing às mídias sociais. Você pode adicionar links para suas redes sociais diretamente em seu email para que seus destinatários compartilhem seus artigos. Quem sabe? Talvez a sua campanha de email marketing se torne viral!

 

85.Não se esqueça dos atributos ALT nas imagens

 

Atributos ALT substituem imagens não exibidas em algumas caixas de correio. Não se esqueça de adicioná-los para que sua mensagem permaneça legível em todas as circunstâncias.

 

  1. Pensando na versão de texto (multipart)

 

A versão de texto é a versão não HTML de um email. Em alguns casos, pode acontecer de as caixas de entrada não lerem o email corretamente. A versão em texto torna possível a leitura nestes casos onde o HTML não é exibido.

 

  1. Pré-visualize o email antes de enviar

 

Se sua solução de email marketing permitir, pense em verificar a exibição de seu para ter certeza de que tudo saia perfeito.

 

  1. Teste o email em várias caixas de correio

 

Lembre-se de enviar a si e aos seus colegas de trabalho o seu email marketing para ter certeza de que não há problema com a exibição, a estrutura ou a cor. O Mailify possui uma ferramenta (Getinbox ) que faz esse trabalho pra você automaticamente.

 

  1. Verifique todos os links antes de enviar

 

Não se esqueça de testar todos os links contidos na sua mensagem. Se um link importante não funcionar, seu email marketing será inútil.

 

  1. Sempre pense no link de cancelamento de inscrição

 

É obrigatório e necessário permanecer na legalidade e ser capaz de limpar seus contatos. Não Se Esqueça!

 

  1. Não esconda o link de cancelamento de inscrição

 

Não tente trair seus destinatários escondendo este link. Não somente sua imagem sofreria um golpe, mas é também uma prática ilegal.

 

  1. Escolha um endereço de remetente que possa ser respondido

 

Altere os endereços de resposta noreply @ …. A finalidade do email marketing é poder trocar. Ao fazer isso, você bloqueia a comunicação com seus destinatários. Para entender um pouco mais sobre porquê você definitivamente não deve usar um no-reply nas suas campanhas de email marketing, confira o nosso artigo sobre o tema.

 

  1. Respondendo as perguntas do destinatário

 

Se tiverem dúvidas ou comentários sobre uma newsletter, por favor considere responder a eles. Não há nada pior do que ser ignorado!

 

  1. Use um nome de remetente tranqüilizador

 

Na maioria das soluções de email marketing, você pode escolher o nome do remetente que será exibido na caixa de entrada. Use um nome tranqüilizador como seu primeiro nome, por exemplo!

 

  1. Use um nome de domínio personalizado

 

Um nome de domínio personalizado ajuda a tranquilizar os filtros anti-spam e os destinatários de que você é autêntico e é um veículo oficial. Garanta que o seu email marketing não acabará como spam! Confira o nosso artigo com palavras a serem evitadas no seu email marketing.

 

  1. Execute testes separados

 

Os testes A / B são uma ótima maneira de testar duas versões de um assunto, dois conteúdos diferentes, etc., para descobrir o que funciona melhor.

 

  1. Pense no multicanal acoplando email e SMS

 

SMS é um complemento muito bom para o email. Ele permite enviar notificações relacionadas à conta do cliente que não requerem receber um email, e também pode ser usado em marketing ou e pesquisas dinâmicas.

 

  1. Use uma solução de email profissional

 

Mais importante, não envie campanhas de marketing com o Outlook, Gmail ou qualquer outra coisa. Utilize uma solução dedicada ao email em massa e equipada com todos os recursos necessários para configurar campanhas de email eficazes. Assim, você tranquiliza provedores de email e os destinatários que o seu email marketing não é spam.

 

  1. Acompanhe suas estatísticas ao longo do tempo

 

Você precisa levar em conta a evolução do seu desempenho em termos de aberturas, cliques, reatividade, etc, para que você possa melhorar e entender onde você está errando.

 

  1. Trabalhe com páginas de destino para otimizar a conversão

 

Quando seus destinatários clicam em seus links, você deve certificar-se de que eles vão chegar na página correta, e que é otimizada para convertê-los. Trabalhe-as bem, ou você vai arruinar o seu trabalho! Uma boa landing page pode levar o seu email marketing ao próximo nível – veja porquê landing pages são bons companheiros para email marketing no nosso artigo. 

 

  1. Acompanhe links com o Google Analytics

 

Se você tiver uma conta do Google Analytics, considere verificar seus links para descobrir quantas visitas suas campanhas ganham e se são lucrativas.

 

Você pode facilmente vincular sua conta do Google Analytics com Mailify com sua extensão gratuita.

 

Esta lista (longa) termina aqui! Se você aplicar essas dicas corretamente, você pode ter certeza de que suas campanhas de email serão otimizadas, úteis e rentáveis.

 

Você acha que estão faltando alguns truques? Não hesite em entrar em contato conosco!

101 Conselhos

Quer ler o restante deste artigo?

Compartilhe este artigo nas redes sociais e confira as outras dicas para um email marketing de sucesso!

Não possuo acesso a redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Experimente gratuitamente