Qual a importância de uma newsletter corporativa?

Blog Mailify: O Email Marketing fácil de usar

Dicas para melhorar suas newsletters, atualidades sobre o nosso produto e tudo sobre e-mail marketing.

A newsletter corporativa: Um elemento essencial para potencializar um negócio internamente

A newsletter corporativa: Um elemento essencial para potencializar um negócio internamente

Quando falamos de newsletters vêm à memória as campanhas que nos chegam à caixa de entrada dos websites em que estamos inscritos. Há um grande “gap” neste setor, as newsletters corporativas, aquelas que são dirigidas aos membros internos de uma empresa. A comunicação interna é um elemento chave para reforçar os recursos humanos e criar um envolvimento empresarial, e é por isso que oferecemos agora os melhores conselhos para criar newsletters corporativas. Comece já com a estratégia de comunicação interna!

Muitas empresas consideram a comunicação interna como um luxo empresarial, e isto é um grande erro. As empresas que dispõem de uma boa comunicação corporativa são as mais eficazes. Criar sensação de comunidade e pertinência faz com que os trabalhadores se identifiquem e sintam que fazem parte da empresa, algo que os motiva a conseguir os objetivos estabelecidos.

Três idéias para criar suas newsletters corporativas

  1. Informação interna:

    o conteúdo das campanhas de email interna é muito distinta das campanhas. Neste tipo de newsletters premia a informação sobre a empresa, aquilo que sucedeu na mesma durante um período de tempo determinado, alguma decisão nova, serviço implementado ou a incorporação de um novo membro na equipe.

Ao informar daquilo que a empresa consegue ou realiza, os trabalhadores podem apreciar o que o seu trabalho trás para a totalidade da empresa e valorizá-lo. Conhecer aquilo que fazem os seus colegas e ver como o somatório de todos gera resultados, faz com que o trabalhador se identifique com a entidade.

Também serve para comunicar atos pontuais como o dia e hora da próxima reunião, ou elementos menos sérios como as fotos do último congresso ou o anúncio de algum evento interno como um almoço da empresa.

  1. Informação externa:

    o email interno poder conter notícias relacionadas com o ambiente que rodeia a empresa. Se a tua empresa está relacionada com o setor automóvel pode-se incorporar informações sobre o salão automóvel ou um novo mecanismo dos motores de combustão interna. Também podemos incorporar histórias inspiradoras que estão em sintonia com a filosofia e valores da empresa.

  2. Opinião:

    podem servir para pedir a opinião de um tema concreto aos seus colegas. Obter feedback de alguém que forma parte do mesmo setor potencializará o seu trabalho. Ao mesmo tempo são úteis para pedir avaliações aos trabalhadores sobre uma decisão realizada na empresa, e assim poder melhorar em conjunto.

O que devo considerar para criar newsletters corporativas?

Como dissemos antes, as campanhas de e-mail marketing dirigidas aos empregados fortalecem o clima laboral de maneira que o design destas newsletters deve ser de acordo com a identidade da empresa. Devem seguir as mesmas cores, tipografia, infografia… Há que se criar uma imagem sincronizada e compacta.

Estas campanhas apresentam um design mais simples que as que estamos acostumados a receber como usuários, já que aqui não temos que vender nem convencer ninguém. Não haverá chamadas para ações chamativas e a categoria das imagens será muito diferente, não se centrará tanto no produto mas apenas estarão relacionadas com os aspectos ocorridos na empresa.

A newsletter deve partilhar os valores e filosofia da empresa, e igualmente ao resto das campanhas não deve ser muito extensa. Não devemos sobrecarregar os empregados, envie com uma frequência moderada e apenas aquilo que seja de interesse.

A comunicação interna cada vez está adquirindo mais peso, assim que como negócio é algo que não nos podemos descuidar. É muito relevante criar newsletters que incluam o orgulho de pertinência e fomentem a unidade empresarial.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInPin on PinterestEmail this to someone

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Go Top