done Seu endereço foi salvo
close
error_outline E-mail inválido
close
Experimente gratuitamente
4 Estratégias de Marketing Digital para Pequenas Empresas

4 Estratégias de Marketing Digital para Pequenas Empresas

A internet é uma ferramenta incrível que possibilita que pequenas empresas tenham a oportunidade de fazer publicidade com um alto poder de impacto no seu público, contando ainda com uma vantagem em relação ao meio offline: a segmentação. Com a ajuda do mundo virtual, é possível investir dinheiro com a garantia de que você estará mostrando o seu produto/serviço para quem realmente tem interesse em consumi-lo.

E esse é um fator primordial, pois a tecnologia está evoluindo rápido demais e o perfil de consumo das pessoas tem acompanhado a velocidade dessa evolução. Segundo um estudo realizado pela Criteo, 79% dos brasileiros estão acostumados a utilizar vários dispositivos na hora de comprar algum produto, como smartphones, aplicativos ou desktop. E isso pode ocorrer inclusive enquanto o consumidor está dentro da loja física de determinada marca.

Nesse contexto, como fazer para conseguir acompanhar essas mudanças e fazer a sua empresa decolar no mercado mesmo ela ainda sendo pequena? A resposta para essa pergunta é investir no marketing digital. Por isso, vamos te dar algumas dicas para você utilizar no planejamento do seu negócio e fazer ele se destacar na internet.

  1. Crie uma persona

O primeiro ponto e mais importante na hora de realizar o seu planejamento de marketing digital é conhecer o seu público. Para isso, é essencial que você crie uma persona, que nada mais é que uma representação das características que definem o consumidor ideal da sua empresa.

Qual a faixa etária dele? Qual o seu perfil de compra? Qual a classe social? Em que redes sociais ele está? Qual tipo de música escuta? Quais programas de TV costuma consumir? Essas são perguntas que podem ser utilizadas para definir as características que representam o seu público e que serão utilizadas na hora de realizar a sua segmentação.

Se a sua empresa trabalha com produtos voltados para as crianças, por exemplo, o ideal é que as suas ações sejam voltadas para os pais, que serão as pessoas que irão efetivamente comprar tais produtos.

  1. Campanhas de Tráfego Pago

Após criada a persona do seu público, é hora de planejar suas campanhas de tráfego pago. As mais utilizadas são as do Facebook Ads e do Google Adwords. O sistema do Adwords é mais simples se comparado ao do Facebook.

Nele, é necessário que você selecione em que regiões você quer que os seus anúncios sejam impressos e selecione as palavras-chave que o seu público utiliza para pesquisar sobre o tipo de produto ou serviço que você vende.

Mas como saber quais são essas palavras? Existem algumas ferramentas disponibilizadas pelo próprio Google que podem te auxiliar nessa função, como o Google Trends ou o Planejador de Palavras-Chave do Google Adwords.

Além das campanhas de buscas, é possível fazer também anúncios de remarketing, que são basicamente aqueles anúncios que aparecem em “banners” que aparecem em alguns sites ou os que “perseguem” o usuário após ele visitar uma página de um produto e não finalizar a compra, por exemplo.

O Facebook Ads possibilita uma gama maior de opções de segmentação, como interesses do usuário, profissão, idade, grau de escolaridade, poder aquisitivo, etc. Além disso, você pode utilizar imagens, vídeos, carrosséis de imagens ou vídeos, entre outras possibilidades de criativos. Nele também é possível criar campanhas de remarketing.

A diferença entre os dois é basicamente que enquanto o Google imprime para leads quentes (pois elas foram atrás de você através da pesquisa), o Facebook imprime para usuários que não são necessariamente leads quentes, pois o anúncio aparece no feed da plataforma sem que seja necessária uma pesquisa.

  1. E-mail Marketing

Você já possui uma lista de e-mails dos seus clientes? Você pode captar leads através de páginas de captura, oferecendo alguma recompensa em troca dos dados dos seus potenciais consumidores, como um e-book, por exemplo. Dessa forma, você irá compôr uma lista com e-mails de pessoas interessadas em seus produtos/serviços. Feito isso, é hora de utilizar campanhas de e-mail marketing.

Essa é atividade número 1 da internet, se você quiser saber mais sobre o porquê deve utilizar essa estratégia, basta clicar aqui. Você pode enviar para a sua lista conteúdos de relacionamento, de vendas, sequências de vendas, de boas-vindas e outras várias possibilidades. Para isso, você irá precisar de uma ferramenta de automação de e-mail marketing, como o Leadlovers, o Mailchimp, Mailify ou o E-goi, por exemplo.

Essas ferramentas permitem que você envie uma mensagem para várias pessoas ao mesmo tempo, chamando cada uma pelo nome, ou até enviar e-mails segmentados para um determinado grupo de leads interessadas em um tipo de produto X, por exemplo. Dessa forma você não corre o risco de enviar uma oferta de algo que não interessa para o seu contato.

  1. Produção de Conteúdo nas Redes Sociais

Nem só de ofertas e vendas viverá a sua empresa, pois dessa forma o seu público irá ficar saturado. É preciso que você entregue conteúdo de valor para o seu consumidor nas redes sociais, como o Facebook e o Instagram. É importante que você crie uma agenda de publicações com informações, dicas, insights, entre outros formatos para manter um bom relacionamento com o seu cliente e fazer ele engajar com os seus posts.

É ideal que seja criada uma linha editorial contendo os tipos de conteúdos que serão criados e que a sua marca poste com regularidade. Não importa se serão postagens diárias ou uma a cada dois dias. O essencial é que se mantenha uma regularidade e o seu público perceba que você realmente está presente no mundo virtual. Criando conteúdo de valor, ele irá criar uma afinidade com a sua marca e se tornar um divulgador dela.

Se implementadas da maneira correta, essas estratégias irão alavancar os resultados do seu negócio. Planeje, analise e ponha em prática!

E aí, amigo, curtiu as dicas? Já está pronto para implementá-las no seu negócio?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Experimente gratuitamente