O que é um e-mail marketing? Conheça pelo Mailify a sua História? ⋆ Mailify - Blog de email marketing

Blog Mailify: O Email Marketing fácil de usar

Dicas para melhorar suas newsletters, atualidades sobre o nosso produto e tudo sobre e-mail marketing.

O que é um e-mail marketing? Conheça pelo Mailify a sua História?

O que é um e-mail marketing? Conheça pelo Mailify a sua História?

Sabe aquele e-mail que você recebe de empresas com promoções de produtos de sua preferência, confirmação de compra online ou descontos em passagens aéreas? O nome disso é e-mail marketing, que é a comunicação via e-mail entre empresas e seus clientes ou potenciais consumidores.

Esse tipo de comunicação também pode vir em forma de informativos gerais, como newsletters, e como confirmação de inscrição e recebimento de conteúdo em cursos online, entre outras tantas possibilidades. Para que conteúdos sejam recebidos e convertidos de forma efetiva, a plataforma Mailify otimiza a experiência com o e-mail marketing e disponibiliza feedbacks importantes para o sucesso do seu negócio.

Com o e-mail marketing você pode saber:

  1. Quantas pessoas têm interesse no seu produto ou serviço
  2. Mensurar quantidade de pessoas que de fato abriram o seu e-mail
  3. O tempo que passaram lendo
  4. Perfis comportamentais por interesses
  5. Quantos clientes em potencial chegaram ao seu site através da sua mensagem
  6. Quantos compraram levados pelo seu e-mail

O primeiro item é o mais importante, pois trata da qualidade com a qual o seu negócio se relaciona com o seu cliente.

Breve histórico

Lá se vão mais de 40 anos desde que o primeiro e-mail foi enviado e continua a ser um dos principais meios de comunicação entre pessoas e empresas. Segundo dados da Pew Research, 92% dos adultos online utilizam e-mail e 72% dos consumidores preferem esse meio de comunicação como melhor canal para manter relacionamento com empresas e marcas, de acordo com pesquisa do MarketingSherpa.

Foi em 1971 o envio do primeiro e-mail através da Arpanet – rede de computadores que era gerida pelo governo americano e é considerada mãe da internet tal como conhecemos hoje – em um sistema que permitia a troca de mensagens de texto entre usuários conectados nessa rede.  Raymond Tomlinson, um programador norte-americano, foi pioneiro ao enviar mensagem no formato como conhecemos hoje. Com o @ entre o nome do emitente e o domínio (emitente@dominio), criação dele, em que o símbolo do arroba significa at, ou seja, que o emitente da mensagem encontra-se em determinado domínio.

Mas então, como surgiu o e-mail marketing?

Desde esse feito, a tecnologia avançou e apenas sete anos depois, Gary Thuerk, funcionário da extinta digital Equipament Corporation, a DEC, uma das pioneiras na produção e venda de computadores, enviou o primeiro e-mail para um grupo com 393 pessoas conectadas na Arpanet com o objetivo de vender um novo computador. Assim, Thuerk criou uma das práticas mais eficazes no marketing digital – se utilizada de forma estratégica e inteligente – o e-mail marketing.

Mesmo depois de décadas o e-mail continua a liderar como uma das formas mais eficientes de comunicação online. Impressiona, não é mesmo? Todavia o meio tornou-se uma espécie de identidade digital necessária para fazer qualquer cadastro online ou offline, e login em diferentes plataformas na internet.

Além disso, 13 horas por semana é a média do tempo que funcionários de empresas passam verificando mensagens da caixa de entrada, conforme mostra pesquisa da McKinsey & Company. Comparado com redes sociais, levantamento do Radicati Group feito entre 2013 e 2017 mostra que uma mensagem tem 5x mais chance de ser vista no e-mail do que em redes sociais.

Como essa ferramenta pode ajudar no sucesso do seu negócio?

No início, o e-mail utilizado como ferramenta de marketing era visto como uma versão digital da “mala direta” – propaganda impessoal impressa em papel enviada via correspondência. Esse tipo de publicidade levava mais em conta o volume de envio do que a relevância para o público alvo. Por esse motivo, tempos atrás o e-mail marketing era visto como uma comunicação invasiva, o famigerado spam.

Mas a ferramenta evoluiu consideravelmente e 86% das empresas brasileiras avaliam o e-mail marketing como meio que oferece maior e melhor alcance de diálogo com seus públicos, conforme informa pesquisa feita pela Experian no ano passado. Ainda de acordo com o levantamento, o uso das mídias sociais seguem em segundo lugar, com 82%. Isso significa que os melhores e mais experientes profissionais de marketing consideram o e-mail como uma das maneiras mais personalizadas e eficazes para se comunicar com o consumidor.

E como isso mudou?

A segmentação, a personalização e consequente relevância do conteúdo para o público alvo são componentes importantes a serem considerados. O sucesso da sua mensagem dependerá do quão relevante é o conteúdo a ser enviado para aquele cliente em especial e no momento certo.

Existe um ditado que diz que não devemos olhar o livro pela capa, mas uma apresentação atrativa, com boa combinação entre texto e imagem em alta definição fazem a diferença. O equilíbrio perfeito entre o conteúdo de qualidade e apresentação elegante alinhados com a necessidade do consumidor podem trazer bons e surpreendentes resultados a curto e longo prazo.

E não esqueça: para um retorno efetivo é importante que o cliente esteja de acordo e autorize o recebimento das mensagens.

Informações importantes:

  • 86% das empresas brasileiras consideram e-mail marketing como meio mais eficaz de comunicação com o consumidor
  • Mensagem via e-mail tem 5x mais chance de ser vista do que em redes sociais
  • Foque na qualidade e direcionamento do conteúdo para o público certo, não no volume.

 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInPin on PinterestEmail this to someone

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Go Top