clear

Désactiver tous les cookies

Audience

Les services de mesure d'audience permettent de générer des statistiques de fréquentation utiles à l'amélioration du site.

Liens de tracking

Supprimé

Autorisé

Afiliação

Supprimé

Autorisé

done Seu endereço foi salvo
close
error_outline E-mail inválido
close
Experimente gratuitamente
Guia rápido para um template de email marketing responsivo

Guia rápido para um template de email marketing responsivo

Com o sucesso cada vez maior de smartphones, nos dias de hoje é muito importante ter em conta o email marketing responsivo na hora de elaborar as suas campanhas de email marketing.

Está comprovado que um usuário que não vê corretamente um email não irá esforçar-se para lê-lo. 80% dos usuários irão eliminar o email sem dúvidas, e possivelmente irão cancelar a inscrição da newsletter. Por isso, é muito importante ter um template de email marketing responsivo,que adapte-se a qualquer dispositivo. Implementar uma newsletter com um design responsivo requer conhecimentos de media queries de CSS, um conjunto de regras que baseiam-se na resolução do ecrã do dispositivo. Mas se não temos tal conhecimento não há problema, existe uma solução muito mais simples: usar templates de email marketing responsivos oferecidos por soluções profissionais de email marketing.

Crie a sua campanha de email marketing passo a passo com templates responsivos

1º Passo: Dados da campanha

Para começar uma campanha de email marketing mediante templates responsivos o primeiro passo é estabelecer os parâmetros da campanha em si: o nome, o formato (HTML+Texto, apenas texto) e decidir se quer adicionar alguma extensão (Google Analytics, WordPress, Getinbox…) para estudá-la em detalhe.

2º Passo: Destinatários do seu email marketing

Escolha os destinatários. Se dispõe de listas de usuários, estas podem ser importadas diretamente e assim o trabalho é simplificado. Num clique estarão selecionados todos os contatos que são requeridos. Ter listas é muito útil, porque além de poupar tempo também terá de considerar que as vezes há campanhas específicas, por exemplo uma que só seja direcionada aos clientes. Se dispõe de uma lista onde apenas se encontrem os clientes, será tudo mais fácil que ir selecionando contato a contato. É muito importante ter uma base de dados de qualidade, atualizada e limpa. Muitas das aplicações de email massivo detectam endereços de email inexistentes ou de usuários que cancelaram a inscrição, assim facilita ter uma base de dados com qualidade.

O Mailify permite que antes de enviar a campanha, seja analisada a base de dados e eliminar endereços duplicados da lista de contatos. Também, cada destinatário que cancelar a inscrição. Posteriormente o cliente poderá revisar a lista em que também estão incluídos os emails rejeitados.

3º Passo: Escolha o template

É importante selecionar um template adequado às suas necessidades. Muitas aplicações de email marketing como o Mailify já possuem templates pré-definidos conforme a sua necessidade: comercial, tecnologia, Natal, aniversários, imobiliário… Além disso, estes templates podem ser editados e personalizados. Também o usuário poderá criar um template a partir do zero, mas implica um maior investimento de tempo.

4º Passo: Modifique o template do seu email marketing

Uma vez o template escolhido, este deve editar-se com os dados e informações que se quer comunicar. Nas newsletters é recomendado incluir novidades do website, marca ou empresa, informação sobre os próximos eventos, artigos do próprio blog ou de outros meios, ofertas… Os templates pré-definidos facilitam a elaboração da campanha e evitam que não se esqueça de elementos relevantes como o link de cancelamento (opt-out).

É interessante buscar algo que lhe permita trabalhar de forma intuitiva e simples. A melhor maneira de fazê-lo é trabalhar mediante módulos. Estes módulos contém as estruturas básicas de uma newsletter: blocos de texto, texto com imagem, texto em colunas, texto em colunas e imagens, entre muitos mais. Os módulos podem ser adicionados ao template pré-estabelecido ou editar os existentes. Com este tipo de plataforma trabalha-se de maneira mais fácil e rápida, sem conhecimentos de html para realizar uma grande campanha.

5º Passo: Template responsivo

É recomendado usar uma ferramenta de email-marketing que possua newsletters responsivas que se adaptem diretamente ao formato mobile, já que desta maneira o usuário poupa muito tempo e trabalho de programação a posteriori. Uma vez editada toda a campanha, poderá pré-visualizá-la diretamente no formato de dispositivo web e móvel.

6º Passo: Visualização prévia

As visualizações prévias permitem ao usuário ver como ficaria a sua newsletter na web e nas diferentes aplicações de email como Gmail, Outlook ou Windows mail.

7º Passo: Envio de teste 

Antes de enviar a campanha é recomendado realizar um envio de teste para o seu próprio email, para comprovar que tudo ficou como desejava. Uma vez comprovado que tudo está em ordem, pode enviar a sua campanha de imediato ou programá-la. Confira o nosso artigo sobre a importância de testar as suas campanhas de email marketing.

8º Passo: Analisar os resultados da sua campanha de email marketing

Dispor de uma ferramenta de email marketing dá ao cliente a oportunidade de analisar os resultados da campanha, uma vez enviada. As estatísticas evitam possíveis erros nos próximos envios e irão mostrar as variáveis a melhorar e os pontos fortes da empresa ou da marca.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Experimente gratuitamente