clear

Désactiver tous les cookies

Audience

Les services de mesure d'audience permettent de générer des statistiques de fréquentation utiles à l'amélioration du site.

Liens de tracking

Supprimé

Autorisé

Afiliação

Supprimé

Autorisé

done Seu endereço foi salvo
close
error_outline E-mail inválido
close
Experimente gratuitamente
Email marketing: Por que campanhas precisam de landing pages?

Email marketing: Por que campanhas precisam de landing pages?

A verdade é que criar uma campanha de email marketing e uma landing page parecem dois processos e meios diferentes. Mas a verdade é que existe uma necessidade de uniformidade entre os dois, que se complementam para criar mais impacto em qualquer iniciativa de marketing.

Por um lado, email marketing coloca a mensagem na caixa de entrada do seu contato, expondo o seu conteúdo ou produto. A landing page é uma página dentro do seu site dedicada apenas para aquela campanha de email marketing, mostrando todos os produtos que entram na promoção, por exemplo.

Enquanto muitas empresas podem ver com claridade que o uso de email marketing pode dar muito retorno com um custo baixo e que uma landing page traz resultados, poucas se dão conta do nível de sincronização necessário entre os dois.

Landing pages e campanhas de email marketing possuem características em comum, como a necessidade de uma lista de contatos bem segmentada, uma identidade visual da marca ou da campanha em questão que atravessa o email e segue para a landing page.

Seguem aqui alguns conselhos sobre como campanhas de email marketing e landing pages se encaixam.

Qual é a vantagem de ter uma landing page para cada campanha de email marketing?

Quando se faz uma campanha de email marketing, a taxa de conversão é algo que a gente nunca deve perder de vista. A conversão é uma métrica super importante na hora de ver se o seu esforço teve sucesso ou foi um fracasso.

Com isso dito, a grande maioria dos profissionais de marketing concordam que ter uma landing page feita especificamente para cada uma das campanhas faz com que as pessoas que clicam no link dos seus emails continuem no seu site – tendo muitas mais possibilidades de aumentar as suas vendas.

Como integrar uma landing page e campanhas de email marketing para melhores resultados?

Ter uma sincronização entre as suas campanhas de email marketing e suas landing pages pode parecer um pouco complicado, mas na verdade é uma questão de apenas levar os seguintes fatores em consideração.

01) Foco de atenção e simplicidade

Ambas fatores têm um relacionamento muito próximo com o design, tanto dos seus emails como das landing pages. Igual que o seu email, a sua landing page de ter certos pontos (idealmente, apenas um ponto) que tem mais importância, onde o nosso olhar deve ir sem exceção.

Se há de controlar quantos CTAs são incluídos nos emails e nas páginas.  Na questão de direcionar o foco da atenção, ter um CTA que é o centro da mensagem e da página sempre é melhor do que ter vários espalhados.

Não subestime o poder da simplicidade. Os seres humanos gostam de ser direcionados, de ter uma ação simples a qual fazer. Não perca tempo colocar itens demais nas mensagens ou nas páginas – ninguém gosta de poluição visual.

 

02) Ter uma imagem uniforme em email marketing e landing pages

O uso de cores, os ângulos das linhas, o tipo de imagens usadas… a identidade visual da empresa tem que estar presente tanto no email quanto na landing page. Se você estiver fazendo alguma promoção importante, pode ser interessante ter um leque de cores específico da promoção.

O importante aqui é que o design das campanhas de email marketing e as landing pages devem estar de acordo, tem que haver certa uniformidade.

Pode parecer algo óbvio, mas certas empresas nem pensam nisso e contratam um fornecedor para fazer os emails e outro para criar as landing pages. Se não há comunicação entre os dois, seus clientes vão perder o interesse.

 

03) Ter uma base de dados de email marketing bem segmentada

Como dito antes, a segmentação da sua base de dados é chave. Tanto para conseguir fazer uma campanha de email marketing que convence aos seus destinatários, como para fazer uma landing page que agrade os mesmos.

A linha do assunto, o design do email, as cores e produtos mostrados… tudo é personalizável e tudo deveria depender de que grupo dentro da sua base de dados vai receber esse email.

A mensagem final aqui é simples: uma boa campanha de email marketing vai ter uma landing page complementária, e ambas vão estar direcionadas para grupos específicos de destinatários. Se você consegue atingir esta meta crucial, as suas campanhas vão ter um impacto muito mais grande no volume de pessoas no seu site e em vendas de produtos ou serviços.

 

04) Mantenha formulário curtos

Um dos maiores objetivos de marketing digital em geral é conhecer melhor a sua audiência. Enquanto isso com certeza oferece uma grande vantagem na hora de segmentar a sua lista de contatos, não se deixe levar pelo impulso de perguntar algumas coisas mais.

Formulários longos fazem com que a sua audiência caia no tédio, possivelmente nem sequer terminando o formulário em questão. Por isso, é vital você decidir o que é mais importante, que perguntas você pode fazer que em conjunto vão revelar que tipo de pessoa esse cliente é.

A chave é priorizar. Dependendo do que você está vendendo, as perguntas imprescindíveis podem mudar. O importante é resistir a tentação de fazer 30 perguntas. Mantenha o seu formulário curto o suficiente para poder ser preenchido em 5 minutos.

 

05) Fique atento e faça testes

Marketing digital oferece uma flexibilidade que o marketing tradicional não pode oferecer. Quando se trata de acompanhar o desempenho e qualquer iniciativa de marketing digital, existem várias ferramentas online que nos ajudam a ver o que funciona e o que não funciona.

Por isso, você deve estar sempre atento nas métricas das suas campanhas de email marketing e das suas landing pages. Ao acompanhar diretamente o desempenho de ambos, você tem total controle sobre o próximo passo. Você muda alguma coisa? Continuamos com essa tática?

Não tenha medo de fazer testes, com seus emails e com as suas landing pages! Tenha ainda menos medo de pegar o que você aprendeu com esses testes, e aplicar isso nas próximas campanhas de email marketing e landing pages.

 

06) Ter uma ferramenta que ajude a conciliar emails e landing pages

Algumas ferramentas de email marketing levam o potencial de landing pages muito a sério. E exatamente por isso, essas ferramentas oferecem planilhas de emails e de landing pages que foram desenhadas por profissionais, e podem ser personalizadas para representar melhor a sua marca.

Como você pode imaginar, saber se a ferramenta vai te ajudar com o elemento de landing pages é muito importante na hora de escolher uma. Se a ferramenta for boa, ambas as landing pages e os emails vão ter a possibilidade de ter um layout parecido, com características em comum – criando uma coerência que se aplica à toda a sua campanha de marketing digital.

Se não, ela vai te dar a opção de mudar as cores, imagens… basicamente tudo para que você tenha uma certa concordância entre os diferentes meios na sua campanha de marketing digital – sem nem mencionar a identidade visual da sua marca.

 

Outro aspecto crucial na hora de decidir que ferramenta escolher para email marketing e landing pages é se as planilhas e modelos que ela oferece são responsivos. Ter um design responsivo significa que tudo permanece em ordem e o design não muda de acordo com o dispositivo usado para a leitura.

Nos dias de hoje, já não dá para ignorar o fato que uma grande parte de toda a atividade na internet (especialmente ler emails e fazer compras online) é feito através de outros dispositivos, como smartphones. Ter uma página e um design para a sua campanha de email marketing evita perder leads que usam o telefone celular para ler a ir até a sua landing page – afinal, esses leads foram difíceis de conseguir!

Se você está se perguntando como fazer uma landing page com Mailify Sunrise, sinta-se livre para conferir o nosso tutorial sobre como fazer landing pages com a nossa ferramenta.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Experimente gratuitamente