done Seu endereço foi salvo
close
error_outline E-mail inválido
close
Experimente gratuitamente
Como segmentar sua base de destinatários?

Como segmentar sua base de destinatários?

Além da necessidade de obter uma base de destinatários por opt-in ou mesmo duplo opt-in, sua segmentação é um passo essencial para alcançar um uso ideal.

 

Hoje, a personalização está no cerne das estratégias de marketing, especialmente no email marketing com o surgimento de SPAM e phishing que poluem as caixas de correio.

Portanto, se há uma regra a ser respeitada a qualquer custo, é propor conteúdo relevante e adaptado aos seus destinatários. Todos os seus contatos são únicos e têm aspirações próprias.

Mas organizando adequadamente, você pode classificá-los de acordo com critérios comuns e, assim, enviar campanhas diferentes de acordo com seus perfis.

Classificaremos estes critérios em três grandes categorias. Cabe a você decidir quais informações são interessantes coletar para o seu negócio. Esse método é válido para qualquer operação de marketing, enviando emails ou não.

Os critérios objetivos

Quem são meus contatos?

Os critérios que serão chamados “objetivos” são as informações básicas sobre a identidade do contato. Estes dados devem ser recolhidos o mais rapidamente possível, uma vez que o seu contacto está registado na sua base de dados.

Por exemplo, as seguintes informações podem ser mencionadas:

 

E-mail (obviamente)

Nome

Sobrenome

Estado civil

Geolocalização (região, cidade ou país)

No B2B: negócios, setor, função

Data de inscrição

 

Esta é uma lista não exaustiva e nem todas as informações são necessariamente relevantes para você. Idade, por exemplo, pode ser um dado muito interessante para uma empresa de moda, mas menos para uma empresa B2B.

Geolocalização não será essencial para um site de comércio eletrônico puramente online, enquanto uma empresa com pontos de venda físicos atribuirá grande importância ao alcance de seus objetivos em um setor específico.

O mesmo para o país. Uma empresa que não pretende exportar e que deseja tocar apenas os residentes locais não terá muito interesse em perguntar em que país seus contatos estão localizados.

As informações cruciais para o seu negócio também depende do seu tipo de atividade. No B2B, é sempre interessante conhecer a posição de seu interlocutor, seu status hierárquico, seu poder de decisão, etc …

Sempre peça informações que serão úteis para você. Não é uma questão de conduzir um interrogatório. Use um formulário simples e rápido, e planeje uma recompensa para qualquer novo assinante, desconto, código de cupom… Isso fará com que seus visitantes queiram se inscrever.

Para recuperar todas essas informações, o Mailify desenvolveu um editor de formulários. Ele permite que você colete os dados que você precisa de seus clientes em site usando um formulário de registo personalizado para você. Com esta extensão, qualquer contato inserido no formulário é adicionado diretamente à sua lista de contatos. Isso permite que você rapidamente e maciçamente recupere as informações que você precisa de seus visitantes.

Lembre-se de que essas informações não só permitem que você planeje com precisão suas campanhas de email marketing, mas também permite que você as personalize.

Os critérios subjetivos

Esta segunda categoria de critérios permitirá que você compreenda melhor as expectativas de seus contatos, e entender o que eles gostam e quais são seus interesses.

Você pode recuperar este tipo de dados de diferentes maneiras: através de pesquisas, questionários enviados por email, no seu formulário de inscrição ou diretamente por contato telefônico. A idéia é perguntar-lhes concretamente o que eles esperam de sua empresa e o que eles gostam: “O que você espera de nossa newsletter?”, “Quantas vezes você quer recebê-la?”, “Quais são seus hobbies?”, Etc.

É importante saber o que seus contatos querem de você. Algumas perguntas bastarão para lhe dar uma visão geral de suas aspirações e você será capaz de direcionar suas campanhas tendo em conta uma nova informação, ainda mais pessoal e, portanto, extremamente relevante. Esta é a base de toda a comunicação eficaz.

É cada vez mais comum ver empresas que oferecem newsletters com diferentes frequências. O próprio usuário escolhe a taxa de envio que ele prefere.

É isso aí, estamos começando a nos aproximar dessa famosa personalização. Mas podemos ir mais longe…

Critérios comportamentais

As ferramentas de email marketing disponíveis no mercado têm crescido consideravelmente nos últimos anos e fornecem dados incrivelmente precisos, numerosos e facilmente exploráveis. Estamos na era da Big Data, onde os dados são recolhidos automaticamente e massivamente.

Hoje, você pode acompanhar facilmente os comportamentos de seus contatos / prospects / visitantes / clientes, canalizá-los e usá-los para alimentar seus bancos de dados.

Por exemplo, com uma solução de email eficaz, você pode acompanhar o comportamento de seus destinatários depois de enviar um email e recuperar estatísticas pós-campanha. É então interessante transcrever esses dados para seu banco de dados.

Por outro lado, com um site de comércio eletrônico, é possível recuperar os comportamentos de compra de seus clientes e extrair outros dados igualmente interessantes.

Além disso, o Mailify fornece extensas estatísticas pós-campanha, como também permite importar dados de um site de comércio eletrônico no Magento ou Prestashop.

Em suma, com as ferramentas certas, você pode obter dados como este:

 

Taxa de abertura

Taxa de cliques

Inatividade

Número de compras feitas

Ticket médio

Total gasto

Data de assinatura

Etc …

 

Com esses dados, sua base é ainda mais qualificada. Eles vão ajudá-lo a preparar campanhas de recuperação, lealdade, prospecção…

Por exemplo, uma pessoa que clicou em quase todas as suas campanhas, mas nunca comprou terá de ser mimada para transformá-la em um cliente.

Pelo contrário, um cliente que comprou apenas uma vez, mas que permaneceu inativo por vários meses será bom para reativar com um código promocional ou uma redução…

As possibilidades são enormes! Combine isso com todos os outros critérios e você deve obter uma base de destinatários ultra-qualificada e, portanto, enviar campanhas completamente personalizadas, dependendo da pessoa, seu perfil, gostos, expectativas, atividade…

Não se esqueça que a coisa mais importante é a qualidade da sua base, não a quantidade de contatos que ela contém. Então segmente-a corretamente, dose bem as informações que você vai solicitar a seus contatos, e seja criativo para estar o mais próximo possível de seus alvos. Todo mundo vai ganhar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Experimente gratuitamente