clear

Desativar todos os cookies

Audiência

Os serviços de medição de audiência podem gerar estatísticas de visitantes úteis para melhorar o site.

Links de rastreamento

Removido

Autorizado

Afiliação

Removido

Autorizado

done Seu endereço foi salvo
close
error_outline E-mail inválido
close
Experimente gratuitamente
Tráfego orgânico: o que é e como melhorar o seu?

Tráfego orgânico: o que é e como melhorar o seu?

Todos os negócios, principalmente os digitais, precisam atrair tráfego para ter mais sucesso e aumentar o volume de vendas.

Para isso, uma das principais estratégias é conseguir posicionar sua página nos primeiros resultados do Google, com o objetivo de atrair muito mais pessoas. E se for de forma orgânica, melhor ainda!

Se você está começando seu projeto de empreendedorismo ou site, mas ainda não consegue visitas suficientes, não se preocupe! Neste post vamos explicar o que é o tráfego orgânico e, claro, dar algumas dicas para melhorar o seu.

O que é tráfego orgânico?

O tráfego orgânico se refere às visitas que chegam à sua página através dos resultados do Google, sem que você tenha investido dinheiro para aparecer na SERP (Search Engine Results Page, ou Página de Resultados do Motor de Busca).

Ou seja, imagine que você vende um curso online sobre plantas e ensina como cuidar de hortas caseiras. Para ajudar o seu público, você criou um blog com várias dicas e tutoriais para quem quer plantar frutas, verduras e legumes em casa.

Agora, suponha que você criou um artigo sobre “como plantar morangos em casa” e seu conteúdo é tão completo e bem estruturado que o Google o colocou como sendo o primeiro resultado na busca orgânica, ou seja, sem que você tenha criado um anúncio para isso.

Se um usuário digitar essa palavra-chave na barra do Google, é muito provável que ele clique na sua página. E, se o conteúdo que você apresenta for realmente bom, é possível que esse usuário compre seu curso e se torne seu cliente.

Percebe como que atrair tráfego orgânico para sua página é uma estratégia com uma excelente relação de custo-benefício? Você não precisa investir dinheiro e pode obter resultados incríveis.

Mas, estar na primeira página do Google (e ainda mais nessa posição privilegiada que é o primeiro lugar) não é uma tarefa fácil. É necessário usar várias estratégias de marketing e de SEO para alcançá-lo. Veja nossas dicas:

Como melhorar seu tráfego orgânico?

1. Use o marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma das técnicas que oferece mais resultados ao melhorar o posicionamento orgânico na web de uma página. Consiste, basicamente, na criação e distribuição de conteúdo relevante e de qualidade para chamar a atenção do público-alvo e convertê-lo em clientes.

Esta técnica de marketing tem ganhado muita força e importância na hora de anunciar novos negócios ou projetos de empreendedorismo, pois oferece muitas opções para promover e atrair pessoas para uma determinada página, tais como: textos, imagens, vídeos, infográficos, e-books, webinars, etc.

Outras vantagens do marketing de conteúdo que vale a pena destacar são as seguintes:

  • Não é necessário investir dinheiro.
  • É uma forma de desenvolver a marca da sua empresa ou marca pessoal ao mesmo tempo que você atrai novos visitantes.
  • Permite oferecer um conteúdo interessante e útil ao público.
  • É uma estratégia ideal para criar relacionamentos fortes com os clientes
  • Permite obter resultados sólidos e duradouros em comparação com a publicidade paga.

2. Crie um calendário editorial e publique com frequência

Um calendário editorial nada mais é do que um cronograma de todos os conteúdos que você publicará em suas postagens, por exemplo, no seu blog ou canal do YouTube, com a finalidade de atrair tráfego orgânico para o seu site.

Qualquer empreendedor que busca ter um posicionamento de marca na internet e obter tráfego na web precisa contar um calendário editorial que permita ter uma referência visual do que será toda a estratégia de conteúdo e, além disso, o ajude a ser constante e disciplinado no trabalho.

Essa ferramenta permite ter o controle de todas as ações necessárias para alcançar os seus objetivos, organizar melhor seu tempo e medir os resultados de acordo com o planejamento.

Para fazer um calendário editorial, você deve ter um objetivo claro (nesse caso, atrair tráfego ou visitas de forma orgânica), pesquisar os temas do seu conteúdo, fazer pesquisas de palavras-chave, selecionar os títulos e ordená-los no calendário.

3. Utilize estratégias de SEO

Certamente você já ouviu falar muito sobre SEO e tudo o que isso envolve. Usar estratégias de SEO é o que permitirá a você aparecer nos primeiros lugares do Google e ter mais visitantes em seu site. Vamos ver algumas estratégias de SEO que podem te ajudar a melhorar seu posicionamento orgânico na web:

Faça uma boa busca de palavras-chave

Para começar a trabalhar com estratégias de SEO e atrair tráfego na Web, é fundamental que você use palavras-chave bem definidas. A razão para isso é porque o Google tem um grande banco de dados e quando uma pessoa faz uma pesquisa, ele mostra os resultados a partir dessas palavras.

É por isso que você precisa identificar quais palavras são as melhores e aquelas que correspondem ao seu negócio ou marca. Para fazer isso, você pode usar ferramentas especializadas que de forma paga ou gratuita fornecem uma lista dos termos que ajudarão você a se posicionar.

Algumas ferramentas de pesquisa de palavras-chave que você pode usar são: Google Keyword Planner, keywordtool.io, Ubbersuggest, SEMrush ou o próprio buscador do Google.

Ofereça o conteúdo mais completo possível

Como mencionamos anteriormente, o conteúdo é o rei quando se trata de posicionar uma página no Google e atrair visitantes de forma orgânica. Portanto, você deve se esforçar para oferecer conteúdo interessante e completo que contenha toda a informação que o usuário precisa.

Seu conteúdo deve ser único e valioso para quem o recebe. Inspire-se! Revise o conteúdo de seus concorrentes ou aqueles que aparecem nas primeiras posições e produza algo muito mais valioso e atrativo.

Também é importante certificar-se de que o conteúdo inclua as palavras-chave relacionadas com o texto, bem como outros termos ou palavras relacionadas à palavra-chave principal.

Seja didático, direto e solucione as dúvidas do seu usuário

Quem nunca se deparou com um artigo ou post na internet que prometeu solucionar algo, mas na verdade isso nunca ocorreu? Uma grande decepção. Por isso, para conseguir que o seu conteúdo tenha uma maior aceitação e permita que você atraia mais visitantes ao seu site, é necessário que ele seja didático, direto e que realmente solucione as dúvidas do seu usuário.

Utilize títulos, bullet points, parágrafos curtos e deixe seu texto escaneável

A forma como você organiza o conteúdo também é um fator importante, pois o fato de seus usuários poderem digerir facilmente seu conteúdo e entendê-lo mesmo sem lê-lo completamente é fundamental para conseguir mais visitas e estar bem posicionado no Google.

Para isso, é recomendável que o conteúdo da sua página esteja o mais organizado e limpo possível. Aqui estão algumas dicas para conseguir isso:

  • Utilize intertítulos para dividir o conteúdo.
  • Use bullet points, pois eles são uma ótima maneira de resumir o conteúdo e ser mais direto.
  • Evite colocar parágrafos muito longos.
  • Use as tags apropriadas na hora de criar seu post: h1 para o título e h2, h3, h4 para os intertítulos.

Inclua links para outros conteúdos úteis

Outra forma de melhorar o SEO da sua página é incluir nos seus posts links internos ou links para outros conteúdos úteis. Estes têm como função indicar aos usuários outras URLs do seu próprio site e ajudar a melhorar a arquitetura do site em geral.

Além disso, esses links são usados para indicar ao Google quais são as URLs mais relevantes e manterão o usuário por muito mais tempo na sua página.

Coloque imagens, vídeos e infográficos úteis em seus textos

Combine conteúdo em texto com outros formatos: imagens, infográficos, vídeos etc. Não fique limitado! Quanto mais didático e atrativo for o seu conteúdo, mais serão as chances de atrair tráfego organicamente.

Use URLs amigáveis

Uma URL é o endereço de acesso para sua página da web. De preferência, use URLs curtas, simples e que contenham a palavra-chave principal.

Usar URLs amigáveis faz com que você seja mais fácil de ser reconhecido, pesquisado e encontrado. Outra recomendação é instalar um certificado de segurança para que os dados que entram no navegador sejam seguros.

Crie um título irresistível e uma boa meta-descrição

O título é o primeiro contato entre o usuário e a sua página ou conteúdo. Portanto, é fundamental que ele seja atraente e irresistível. A escolha de um bom título é determinante: alguns conteúdos podem ser muito bons, mas se o título não for atrativo o suficiente, você provavelmente terá menos visitas do que um menos completo, mas com o título bem formulado.

O ideal é que ele tenha de 55 a 65 caracteres para evitar que o Google o corte, que contenha a palavra-chave escolhida e a ideia principal do texto ou conteúdo.

Você também deve incluir uma meta-descrição que seja convincente o suficiente para que o usuário termine de clicar e entre na sua página. Isso é basicamente um pequeno texto que descreve de forma muito breve os pontos abordados no conteúdo.

Consiga links em outros sites que levem à sua página

Para o Google, se um site confia em você para e indica sua página é porque ele te considera uma pessoa especialista em um determinado tema e te levará em conta quando mostrar os resultados da pesquisa para os usuários.

Portanto, uma boa estratégia para fortalecer e melhorar o posicionamento da sua página na Internet é conseguir links em outros sites que levem à sua página. Para conseguir isso, você pode começar a colaborar com outros sites ou blogs e preparar conteúdo que redirecione para o seu site.

Atualize e melhore conteúdos mais antigos

Revisar seu conteúdo permitirá melhorá-lo e aproveitá-lo ao máximo, especialmente se você estiver em um nicho muito saturado. O ideal é que, de tempos em tempos, você revise seus posts ou conteúdos mais antigos e atualize-os para fornecer a informação mais completa possível.

Tenha uma página que carregue rápido e que tenha um bom layout

Você consegue imaginar acessar um site que demore muito tempo para carregar o conteúdo e que também tenha um layout pouco atraente?

Certamente você sairá imediatamente e nunca mais irá acessá-lo. O tempo de carregamento da página é um fator que afeta diretamente o posicionamento no Google e, é claro, a experiência do usuário.

É importante que você verifique a velocidade do seu site. Com a ferramenta do Google Page Speed Insights, você pode fazer isso de forma gratuita e rápida.

Também é necessário que você ofereça um site com um layout atraente. Você não precisa ser um especialista em desenho para ter um site bonito ou gastar muito dinheiro com um designer. Na internet você pode conseguir modelos pré-definidos que certamente combinarão com sua marca ou empresa.

O SEO é, sem dúvida, um dos fatores mais importantes ao atrair tráfego orgânico para um site. Conseguir que sua página apareça nos primeiros lugares dos principais mecanismos de busca da internet é um trabalho que não pode ser alcançado em poucos dias, mas com perseverança e dedicação é possível ter resultados muito bons.

Se você quiser saber mais sobre esse tema, descubra aqui como alcançar as primeiras posições no Google.

Até logo!

Este post foi escrito por Hotmart.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Experimente gratuitamente